terça-feira, 9 de agosto de 2016

Quando usar EU e MIM

Quando usar EU e MIM

Mim não conjuga verbo.

Quantas vezes você já falou ou ouviu alguém dizer que MIM faz alguma coisa, mim é passivo, portanto, não faz nada!

É tão simples compreender o uso do mim. MIM não conjuga verbo quem conjuga verbo são os pronomes do caso reto: EU, TU,ELE, NÓS, VÓS, ELES. Estão vendo algum MIM entre estes pronomes? Mim é um pronome oblíquo tônico e surge após uma preposição: para mim, de mim, por mim.

Exemplos:
  • Ela foi fazer aquele trabalho para mim
  • Traga aquela roupa para mim
  • Volte por mim

Ao contrário do que muita gente pensa, o EU sempre vem sempre antes do verbo determinando uma ação. O EU é o sujeito da ação.

Exemplos:
  • Aquele trabalho é para EU fazer
  • Quando EU for em casa pegarei o celular
  • A lição serviu para EU não errar mais

Jamais use o MIM antes do verbo no infinitivo.


Não tenha medo de usar o EU antes do verbo no infinitivo.

O que for para MIM fazer, faço! Errado.
O que for para EU fazer, faço! Correto. 
Provavelmente algumas vezes você já deve ter falado ou escrito MIM no lugar de EU, não? Mas saiba que não é só você que tem dificuldades com o português, pois aprendemos de forma errada, de um modo arcaico, assim tornado o aprendizado bem lento e complicado, mas conheço uma forma de aprender português de forma prática e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário