quarta-feira, 10 de agosto de 2016

COMO MONTAR UMA JUSTIFICATIVA DE TCC COM APENAS 4 PERGUNTAS

COMO MONTAR UMA JUSTIFICATIVA DE TCC COM APENAS 4 PERGUNTAS
DOUGLAS TYBEL AGOSTO 15, 2015 29 COMENTÁRIOS PROJETO TCCTCC

Pode-se afirmar que, em razão de não haver uma regra para a elaboração da Justificativa do TCC esta se torna uma das partes mais complexas de se orientar, uma vez que cada tutor apresenta um método diferente. Porém, é necessário exaltar o tema e dar a devida importância ao projeto. Foi criada recentemente, uma fórmula, que pode auxiliar os alunos nesta fase de seu trabalho. Lendo o artigo “Como fazer um TCC: 4 regras valiosas que todos desconsideram“, será possível entender a fundo cada item desse. Olha, eu também usei o e-book TCC em blocos e tirei nota 9.0. Quando quiser dar um salto no seu cronograma, então clique aqui.
Por que este tema?

Quando pensamos em escolher o tema, essa tarefa torna-se mesmo uma charada. Nesse contexto, deve ficar claro o que será abordado na monografia. Em outras palavras, deve ser colocada uma definição explicita especificando com detalhes qual a área o produto vai abranger.
Sob essa ótica, ganha particular pertinência o motivo pelo qual foi escolhido este tema. Este por sua vez, deve ter utilidade para o pesquisador, o pesquisado e a sociedade propriamente dita, fazendo com que não fique restrito somente ao ambiente acadêmico (KAHLMEYER-MERTENS et all, 2007).
Com isso, será importante que fique bem claro na Justificativa do TCC, o que cada uma das três partes irá ganhar depois que estiver finalizado. O pesquisador (o autor do trabalho) deve tendê-lo para além dos muros de sua escola, o pesquisado (a instituição estudada ou onde o estudo foi realizado) e a sociedade (que beneficio ou vantagem a humanidade pode ter em relação ao seu trabalho).

O que quer alcançar?
Devemos pensar como uma criança e nos questionar sobre o que falaremos. Quando alguém começa a defender algo, logo vem a mente a imagem do que esta pessoa está falando. Porém, o que ela explica pode não ser o mesmo que o público entende.
Diante disso, será inevitável que num primeiro momento seja deixado, sem sombra de dúvidas o que a pesquisa está buscando. Qual a finalidade que ela tem para o mundo (SANTOS, MOLINA e DIAS, 2007).
Segundo Marconi e Lakatos (2000) na Justificativa do TCC, deve-se deixar claro o qual o intuito do mesmo. Deixando claro o que o aluno realmente irá fazer no desenlace do projeto.
Ao fazer isso, deverá ficar claro qual é o objetivo da obra. O que quer alcançar e o que fará para alcançar o resultado desejado.

Justificativa de TCC – A quem se destina?

Acertar o alvo na hora de justificar-se é mesmo um ato difícil, uma das estratégias mais segura é saber exatamente para quem destina essa pesquisa, uma vez que ela deve ter valor para esse grupo que escolheu. Ao fazer uma análise da sociedade, é possível verificar que a psicologia é utilizada desde o início do século XX para a confecção de propagandas. A partir desse ponto, é possível notar que pessoas com determinadas características e necessidades compravam mais um determinado produto.
Em uma Justificativa de TCC, também é de fundamental relevância apresentar a definição do público alvo. No caso de existirem dois ou mais, deve-se colocar a importância do primeiro em relação aos demais (BARBAN, CRISTOL e KOPEC, 2001).
Ao esclarecer a quem se destina o seu projeto, ajudará num futuro próximo, a chegar até a pessoa correta. Pode passar por adaptações diversas vezes, mas sempre deverá focar em um determinado tipo de pessoas com características ou necessidades específicas (BRITO, 2011).


Sustentação

Você concordará comigo, quando eu digo que o lado mais forte sempre vence; ou quando digo que a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco. Por isso, vai aqui um aviso para você…por mais que você tenha inúmeros motivos, quando a banca te criticar, imagina quem estará certo ? Então é aconselhável que você esteja muito bem embasado. É notável que todo o conhecimento que se é adquirido vem de algum lugar, seja ele: livro, site, enciclopédia, revista, jornal e etc. Por esse motivo, é aconselhável possuir uma fonte confiável para se ter uma base forte e a Justificativa do TCC ser válida.
É aconselhável que o autor prefira livros ou documentos impressos ao invés de documentos digitais, pois exercem um papel muito importante no meio acadêmico-científico, por sistematizam a informação acumulada, dispersa e divulgada. Em geral são as originados com estudos de caráter histórico, conceituais, que forneçam o “estado da arte” de um tema (ANDRADE, 2010).

A fórmula mágica

Uma mente brilhante sempre produz muito mais que resultados, eles vão alem, produzindo método ou fórmulas para facilitar seu calculo sobre algo maior, essas formulas devem ser usadas para que possamos ganhar tempo na hora de realizar o trabalho. Em resumo, siga a formula que uma boa Justificativa de TCC deve responder claramente a quatro simples questões: o que vai ser feito, por que será feito, a quem se destina e qual a base será utilizada para a sustentação e validação das ideias propostas. Estas por sua vez, podem ser aplicas a seguinte fórmula: por que + o que + quem + base. (formula do livro e-book TCC em blocos)
Esta fórmula é demonstrada seguir com o tema Mudança de Marca, feita por Douglas Tybel no livro TCC, uma escrita em blocos e em seu canal no YouTube, Guia da Monografia:
  1. Por que: para compreender que este processo é árduo e pode não ser bem sucedido;
  2. O que: apresenta conceitos, definições e ferramentas necessárias às decisões dessa mudança;
  3. Quem: para quem pretende mudar a marca;
  4. Base: nos princípios do Marketing Moderno voltados às estratégias ligadas diretamente a Gestão de Branding.

Recapitulando

De um modo geral, uma Justificativa de TCC segundo Douglas Tybel, escrito no material e-book TCC escrita em blocos, apresenta quatro partes fundamentais:
  1. o porquê (motivo pelo qual este tema foi escolhido),
  2. o que (qual a função do projeto),
  3. quem (público alvo da obra)
  4. e base (fonte de informações onde seu trabalho está baseado).
Respondendo a todos estes questionamentos, a escolha do tema será completamente esclarecida.

BIBLIOGRAFIA
ANDRADE, M. M. D. Introdução a metodologia de trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
BARBAN, A. M.; CRISTOL, S. M.; KOPEC, F. J. A essência do planejamento de mídia. São Paulo: Nobel, 2001.
BRITO, D. O que é público alvo. Disponível em < http://www.inpn.com.br/Materia/Opinioes/724 >. Acesso em: 16 Junho 2015.
KAHLMEYER-MERTENS, R. S. E. A. Como elaborar projetos de pesquisa. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. A. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
SANTOS, G. D. R. C. M.; MOLINA, N. L.; DIAS, V. F. Orientação e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Curitiba: Ibepex, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário