quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Problema do TCC (Problemática)

24FEB

O título do post é irônico, já que vou falar da parte do Projeto em que me encontro: definir a problemática da monografia, mas antes falarei de uns probleminhas de percurso que eu encontrei essa semana.

Então, me deram um banho de água gelada fria.

Meu tema estava todo bonitinho, já tinha pesquisado várias coisas à respeito, e eis que o meu coordenador fala que várias pessoas já falaram sobre isso. Como assim?!? Eu estou há 7 semestres na faculdade e nunca tinha ouvido nada à respeito. Pensei que o assunto era inédito. ='(

Eu não queria falar sobre um tema muito batido. Tô muito triste. Estamos pensando em mudar.

Além disso, o primeiro professor que nós (a dupla) chamamos para nos orientar disse gentilmente que não.

Amanhã eu tenho que entregar um esboço com a problemática, justificativa e objetivo. Agora uma breve explicação dos termos e a devida fonte.

■ Problemática
O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta. Particularmente, prefiro que o Problema seja descrito como uma afirmação.
Exemplo:
Tema: A educação da mulher: a perpetuação da injustiça Problema: A mulher é tratada com submissão pela sociedade.


■ Hipótese
Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.
Exemplo: (em relação ao Problema definido acima)
Hipótese: A sociedade patriarcal, representada pela força masculina, exclui as mulheres dos processos decisórios.

■ Justificativa
Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada.
Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

■ Objetivos
A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim.
Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos, mas não há regra a ser cumprida quanto a isto e outros autores consideram desnecessário dividir os Objetivos em categorias.
Um macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc..

https://robertaferreira.wordpress.com/2010/02/24/problema-do-tcc-problematica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário