sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Escreva uma Monografia Nota 10!
FELIPE FIGUEIRA 6 DE JANEIRO DE 2016 
Existem muitos alunos que mal podem ouvir falar esta palavra, e logo tremem de medo. MO-NO-GRA-FI-A. Como você se sentiu? Tudo bem, no final do texto irá se sentir melhor. Escreva uma Monografia Nota 10 AQUI!
MONO– uma pessoa só escreve, faz o trabalho.
GRAFIA– escrita, então MONOGRAFIA significa trabalho escrito por uma pessoa. Geralmente é assim, mas em algumas instituições admite-se mais de uma pessoa, mais de um autor.
É popularmente conhecido como o trabalho de conclusão de curso (TCC).
Alguns não gostam nem de pronuncia-la. A maioria esmagadora vira logo “os olhinhos” quando pergunto: E a Monografia, já começou?  Por que a Monografia é esse grande vilão? Por que bons alunos simplesmente travam na hora de escrever?  A seguir esclareço alguns pontos que irão te ajudar a entender melhor sobre o que e como escrever a sua Monografia. Vamos decifrar esse mistério?!
#1 – Fomos treinados assim.
Durante minha vida de aluno, isto é, cerca de 26 anos sentado naquela carteira de madeira, pude perceber que temos pouco incentivo para escrever.  Quando faço uma reflexão das vezes que tive que realmente escrever alguma coisa, pude constatar que somos treinados para absorver muito e criar pouco.  Estou falando de criar coisas novas, visões e palavras que podem fazer algum sentido e mudar o que entendemos do mundo que nos cerca.
Recentemente, mesmo nas aulas de Direito, debatia sempre com os professores, pois questionava vários pensamentos de autores renomados.  Isso tudo enquanto nunca ouvi a voz ou qualquer questionamento sequer de pelo menos 80% da turma.  Estou sendo bonzinho! Como pode alguém ficar calado e NUNCA ter se pronunciado em sala estando no 8° período?  Como pode alguém não ter opinião sobre nenhum assunto? Como pode alguém aceitar tudo como se fosse uma determinação divina? Estou convicto que colocaram rivotril na água do bebedouro, só pode! RS!
Pensar e questionar faz parte de qualquer profissão. Estamos longe de sermos robôs. Fomos muito bem ensinados a escrever o que o Professor quer.
Caramba, mas não é isso! Em sala de aula sempre instiguei meus alunos a pensarem e escreverem coisas diferentes.  Adoro quando me questiono, pois assim podemos solucionar as dúvidas.  Tudo bem, tem gente que exagera, mas isso faz parte.  Penso que as escolas e universidades dão pouco incentivo a escrita. Se observarmos, as provas são de marcar “x” e o resto se pega na internet, “CTRL + C, CTRL + V”. Como exigir que o aluno escreva um trabalho de 50 páginas no final do curso? Podemos fazer melhor do que isso!
Devido a metodologia de ensino, ou seja, pela carência da prática, a Monografia se torna um enorme desafio para qualquer aluno.
Seria interessante se pudéssemos escolher qualquer coisa e somente escrever. Fala sério!  Muito legal seria escrever sobre a Fórmula 1 ou sobre a história do meu time de coração. “Uma vez Flamengo…”.   Imagine escrever sobre seu hobby? Ou sobre o filme que mais gostou de assistir? Imagine escrever sobre Star Wars?Superman x Batman?
#2 – Escreva sobre algo que ama.
Eu lembro bem que na 5ª série tive que fazer um resumo de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Foi um saco! Imagine se naquela época existisse internet? RS! Muitas vezes somos cobrados e temos que escrever sobre coisas que não fazem sentido pra nós.
Escrever sobre algo que você tem paixão é MUITO mais fácil e gratificante!
Então por que a escola continua tão atrasada nesse sentido? Alguém tem dúvida de que uma criança de 10 anos tem algum interesse ou maturidade para ler Machado de Assis? Você já leu Machado de Assis? RS! Tenho questionado bastante a metodologia de ensino praticada no Brasil. Reflito constantemente sobre como foi meu ensino e penso nas diferentes maneiras de trabalhar isso com meu filho.Penso num ensino que dê a ele condições de fazer a diferença num mundo globalizado e a “um deslizar de dedo”.  É incrível como uma criança de 2 anos pode pegar seu celular e encontrar sozinho “ Meu Amigãozão” no youtube. Ele é demais!
#3 Desenvolva um olhar crítico.
Crítico é muito diferente de chato.  Sabe aquela pessoa que está insatisfeita com ela mesma e reclama de tudo? Pois é, isso é ser chato! Recentemente em uma apresentação de Monografia I, um determinado aluno só falou coisas boas sobre a empresa em que trabalhava.  Ele falava de um novo modelo de construção conhecido como steel system que era a base da sua Monografia.   O problema foi que ele apresentou tudo como se fosse a “8ª maravilha do mundo”, e não é!Deveria ter abordado também os pontos negativos.  Ser crítico é abordar pelo menos dois ângulos, o positivo e o negativo.  É contrastar ideias.
Hoje eu percebo que meus pais fizeram o melhor que eles puderam à época. Sou grato a todas as lições.  Sinto que me diferencio de muitas pessoas pois desenvolvi um pensamento critico, próprio, graças a eles. É por isso que eu vou incentivar meu filho a escrever desde cedo.
Percebo que a habilidade de escrever bem é um grande diferencial que agrega valor, amplia oportunidades de relacionamento e influencia pessoas.  Inevitavelmente você terá que aprender a se comunicar com o mundo. E uma das melhores maneiras é colocando tudo no papel.
#4 – Leia mais e desenvolva sua escrita automaticamente.
Muito da dificuldade dos alunos é que atualmente as escolas não incentivam a leitura.   Só escreve bem quem lê muito.
A pesquisa mais recente sobre o tema é do IBOPE (2012) e diz que o brasileiro lê em média quatro livros por ano e completa a leitura de apenas 2,1 desses.
Argentina e Chile, têm a média de 4,6 e 5,4 livros lidos por habitantes, respectivamente.  Ainda, “50% dos entrevistados no Brasil se identificaram como não leitores, cinco vezes mais que os 10% de não leitores espanhóis”.
Não basta ler muitos livros, é preciso terminá-los. É preciso debater sobre eles.  É muito bom quando você encontra alguém que já leu o mesmo livro que você.  A conversa flui de igual pra igual, você conecta com o outro.  Um dos melhores sentimentos que podemos ter é o de sermos compreendidos!  A leitura nos proporciona esse prazer!
Inevitavelmente, em algum momento, você vai se deparar com a escrita, que é uma das formas mais primitivas de comunicação. Se você está cursando uma faculdade, mestrado ou pós graduação, terá que se deparar com ela no mundo profissional.
Escrever e se comunicar bem são habilidades importantíssimas para quem quer ocupar cargos de liderança. Leia mais e desenvolva sua escrita automaticamente.
#5 – A Monografia é uma ótima oportunidade.
Dito isso, a Monografia se mostra uma ótima oportunidade de expressar sua individualidade. Mesmo utilizando tema, objetivo geral e específicos idênticos, sabe quando alguém irá escrever uma Monografia igual a sua? NUNCA! Isso porque cada pessoa tem sua própria perspectiva. Todos nós temos uma necessidade imensa de expor o que pensamos e sermos aceitos.
Além do que, a monografia é o trabalho de conclusão de curso, é como se fosse a última barreira que todo aluno precisa ultrapassar.  É a oportunidade de expressar perante a  banca examinadora e a sociedade, uma parte do que você aprendeu na Universidade. Muito embora o sistema educacional não te dê grandes incentivos para o pensamento GENUÍNO e CRÍTICO, ele quer que você faça isso no final do curso. Difícil de engolir, mas é assim que acontece! Como escrever mais de 50 páginas se meu maior trabalho tinha apenas 5 páginas, sendo que 4 e meia eu tirei da internet? Como escrever se minhas provas são de marcar “x”?


Nenhum comentário:

Postar um comentário