Boas Maneiras dos Alunos na Escola
A educação e as boas maneiras que demonstramos na escola, seja ela básica ou acadêmica é em grande medida aprendida em família. Aqui lembramos algumas ideias centrais do comportamento que os alunos deveriam ter em qualquer ambiente de estudos.
É na escola que a criança faz o primeiro esforço de “formalidade” social em oposição à descontração do lar. Este é o primeiro ponto que se deveria explicar aos filhos para evitar enganos sobre o que esperar do ambiente escolar. As boas maneiras na escola demonstram um ajustamento pessoal à vida em sociedade e portanto um primeiro passo para o sucesso pessoal.
Você e a Escola
- Cumpra o seu papel de estudante: Estude.
- Não chegue nunca atrasado, nem falte. Se tiver que fazê-lo depois explique ao professor porque faltou, afinal o interesse de aprender é seu.
- Apresente-se sempre limpo e corretamente vestido. Aprenda a se vestir corretamente, desenvolvendo o seu estilo pessoal sem exageros.
- Cuide bem do seu material escolar.
- Faça todos os seus deveres e não crie o hábito de inventar desculpas para deixar de fazer o que deve. Se tiver um motivo sério para não ter feito um dever explique previamente ao professor para evitar constrangimentos. Mas não são desculpas essas “incompetências” cotidianas de “esquecer”, “enrolar-se”, etc. com que alguns alunos costumam criar um mundo fictício de dificuldades que é na verdade pura preguiça de fazer o que tem que fazer.
- Estudem a fundo as lições dia a dia. Não negligencie o estudo diário. O mesmo deverá ocorrer com todas as atividades cotidianas.
- Faça sempre as lições mais difíceis primeiro.
- Estude sem música e outras distrações.
- Deixe as brincadeiras de lado. A concentração é importante para o bom rendimento dos estudos. Faça intervalos pequenos depois de uma hora de estudo realizada sem interrupções.
- Não coma ou beberique enquanto estuda para não desenvolver uma necessidade de “consolação” por qualquer esforço. Portanto, durante o seu tempo de estudo evite interromper para fazer “lanchinhos”, telefonar, ver e-mails, etc.
- Não se dedique apenas àquelas matérias de que goste, encontre os meios para sair-se bem em todas. As pessoas educadas não são medíocres nas suas obrigações cotidianas.
- Reveja a postagem sobre boas maneiras nos banheiros do Vida em Sociedade.
- Não deixe tudo para última hora. Procure ser um aluno informado, que se interessa pelos principais eventos e regras da instituição. Assuma suas responsabilidades e não deixe assuntos como matrículas, pagamentos, regras, livros necessários, eventos, oportunidades de trabalho, estágio, etc. para que seus pais resolverem vá assumindo suas responsabilidades com diligência. Você deve consultar seus pais, professores e encarregados, mas quanto mais souber sobre sua carreira e estudos mais independente e qualificado você vai se tornando.
- Não destrua material escolar como rasgar livros da biblioteca, materiais escolares e instalações da escola.
- Não se aproprie de nada do colégio: nem livros, nem objetos, plantas, equipamentos de informática, etc. Não invente desculpas para si mesmo pelas quais se auto-engane de que pode levar aquele mouse ou bola. Se não é seu não pode levar. Se precisar de algo solicite ao encarregado. Muito menos obtenha provas e exames ilegalmente com objetivos ilícitos.
- Não falsifique documentos estudantis como cadernetas, boletins, datas, bibliografias ou notas.
Boas Maneiras Na Sala de Aula
- Vá para o seu lugar e saiba permanecer aí sossegado até a chegada do professor.
- Responda ao cumprimento do professor.
- Preste atenção na aula e não tenha receio de perguntar o que não entendeu.
- Entre em sala de aula em silêncio e sem tumultuar os demais com provocações de qualquer tipo.
- Se o professor está atrasado continue lendo ou estudando ao invés de se entregar à bagunça em volta.
- Durante a explicação do professor preste bastante atenção e evite cochichar, desenhar figuras, fazer bolinhas de papel, dar sinais de admiração ou enfado pela explicação.
- Jamais ligue o celular nem ouça rádio durante as aulas.
- Não tenha esses hábitos como mover o corpo e agitar-se na carteira como resmungar, menear as pernas, bater os pés no chão, assobiar, falar alto, atirar objetos ao ar, etc.
- Participe da aula como se deve, se lhe perguntarem alguma coisa responda devagar, pensando, sem susto, mas sem se fazer esperar ou sem tomar dez minutos da aula para ser convencido a participar.
Educação e Boas Maneiras nos Relacionamentos da Escola
- Seja sempre educado com os funcionários, colegas e professores que encontre no caminho.
- Mesmo que os outros alunos estejam agitados, guie-se pelo que aprendeu em casa e aja com boas maneiras:
- Não faça coro a qualquer bagunça ou descontrole dos colegas.
- Jamais tenha medo de ser o que é.
- Nunca se submeta à aprovação dos demais coleguinhas. Esteja certo do seu valor.
- Dirija-se a todos sem receios exagerados.
- Não tenha essas expansões destemperadas de quem quer aparecer, são sempre sinal de superficialidade de caráter.
- Não se envolva com violência nem atos errados como uso de drogas, furtos, etc.
- Divida o tempo de estudo pelas várias disciplinas e dediquem-se – com concentração – a cada uma delas por vez.
- Faça uma agenda dos estudos, leituras, providências e atividades que devem ser cumpridas para fazer todos os deveres. Ao estabelecer um número de horas de estudo por dia e, ao se dividir as tarefas por esse tempo se otimiza o aprendizado e se afasta a preguiça porque as tarefas se tornam concretas e calculadas para serem executadas num determinado período de tempo. Há assim certeza do tempo para estudar o tempo para brincar. Ou seja, use uma agenda e faça o que estabeleceu nela.
- Falar mal dos professores sistematicamente pode ser sinal de dificuldade com a autoridade representada pelo professor e, portanto um problema mais do aluno que daquele de quem se reclama.
- Os estudantes devem tratar bem todos os professores e colegas.
- http://boas-maneiras.blogspot.com.br/2015/08/boas-maneiras-dos-alunos-na-escola.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário